quarta-feira, 3 de março de 2010

A avaliação como parte dos processos dos projetos de trabalho
Nesta capítulo o autor traz a ideia da avaliação como parte do processo de aprendizagem, a avaliação não deve ser encarada como um ato de controle e sim de construção do conhecimento compartilhado.
A avaliação deve conter três momentos, avaliação inicial: neste momento o objetivo é detectar o que os estudantes já possuem, o que pode propocionar ao professor planejar melhor seu projeto de ensino, podendo estruturar o o processo de ensino aprendizagem a partir do conhecimento de base dos alunos.
A avaliação formativa: sua finalidade e ajudar progredir no caminho do conhecimento. Dar ao professor instrumentos para interferir no processo quando necessário estimulando o aluno em sua busca.
A avaliação recapitulativa: permite reconhecer se os alunos alcançaram os resultados esperados.
Destaca o portifolio como uma maneira eficaz de avaliação, pois no processo de formação do portifolio é possível identificar os três momentos chaves da avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário