quarta-feira, 3 de março de 2010

Avaliação da aprendizagem escolar um ato amoroso
Neste capítulo Luckesi discore um pouco sobre a história da da avaliação, que esta forma de avaliar com exames e provas vem deste o século XVI, com os padres jesuítas, afirma que exame e provas não não tem nada haver com avaliar, pois esta é uma prática ameaçadora, autoritária e seletiva.
Diz que exames e provas é uma forma d sociedade burguesa tem para selecionar e excluir grande parte dos alunos.
Conta que a expressão avaliação da aprendizagem surgiu em 1930 nos Estados Unidos, reivindicada por Ralph Tyler, mas para Luckesi mudou a denominação mais a prática continuou a mesma.
Provas exames implicam julgamento com consequente exclusão, a avaliação presupôe acolhimento tendo em vista transformação; julgamento é um ato que distingue o certo do errado, incluindo o primeiro e excluindo o segundo ; em quanto a avaliação como ato amoroso tem o objetivo de acolher, integrar incluir, dando condições de mudança se necessário.
A avaliação como diagnostica permite direcionar ou redirecionar aquilo que está precisando de ajuda.

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