quarta-feira, 3 de março de 2010

AVALIAÇÃO E A EVOLUÇÃO EM MINHA VIDA

Poucas vezes fiz uma retrospectiva de minha vida, até mesmo por não sentir-me muito avontade para falar.
Em relação a avaliação, a musica "O sol' de Jota Quest, quando fala do medo é especialmente interessante, pois este sempre foi o principal sentimento quando em frente a uma prova, não o medo da prova por si só, mais em relação ao desempenho, sempre tentei imaginar as expressões do professor diante de minha prova o sentimento que se era que ali estava sendo aferida minha capacidade e não como uma avaliação pontual, o medo se justificava por encarar uma nota ruim como um fracasso.
Por ter feito um curso tecnico no ensino médio fiquei um bom tempo quase que fugindo do vestibular e de alguns concursos com medo do fracasso e de se taxado de incapaz, essa era a visão que tinha sobre avaliação o que aos pouco vem mudando agora tento ver uma avaliação como ponto de apoio para ver o que esta faltando para poder melhorar.
No semestre passado nas matérias Currículo e Didatica, pude ter uma visão melhor de avaliação, e se estiver na condição de avaliador algum dia tentarei tornar essa experiência para os alunos o menos traumatica possível, pretendo tornar a avaliação parte do processo de ensino aprendizagem e não como a conclusão deste processo.
Hoje não vejo a avaliação como algo negativo, até mesmo quando o desempenho não foi tão bom, pois ao final de cada avaliação conseguimos crescer.
Quanto as avaliações não formais n minha opinião estão longe de serem imparciais, esta se apresenta como se fossem um julgamento, e sinto que quando sou descrito pelas pessoas que já convive comigo há algum tempo elas são mais condecendentes com meus erros e falhas.
Bem até agora falei de come me sinto quanto a avaliação e como acho que sou avaliado. como avalio as pessoas isto é mais díficil ainda de falar, mas bem vou tentar, nunca avaliei ninguém formalmente, entretanto há todo momento estamos confrontando as pessoas, estamos dando uma nota a elas. è assim no primeiro encontro e as pessoas pedem subir ou descer no seu conceito sobre elas

Um comentário:

  1. ei vc ainda esta sem nota em avaliaçao...
    entre em contato com marcio....
    mas eu ja enviei o endereço do blog p ele...
    ok

    ResponderExcluir